Mantega, sobre o lucro do BB

Do estadão: “Mantega diz que os bancos privados precisam acordar”.

Em um ataque direto ao presidente do banco Itaú Unibanco, Roberto Setubal, que disse nesta semana que a redução de taxas de spread promovida por bancos oficiais “não é sustentável”, ele afirmou: “Setubal se equivocou, pois não viu o resultado do BB. Ele cometeu uma falácia, um erro grave”. O ministro disse ainda que os bancos privados deveriam seguir o exemplo do Banco do Brasil, “senão vão comer poeira”. E provocou: “Os bancos públicos tomaram mercado dos bancos privados. É bom que os bancos privados se acautelem”.

 

O ministro afirmou que o BB obteve lucro elevando o volume de crédito e baixando as taxas de juros, mesmo em meio à crise internacional. Essa foi a tática, segundo ele, dos bancos públicos brasileiros, que foram mais agressivos na busca de clientes durante a crise e, com isso, foram responsáveis pela recuperação da economia brasileira.

 

Em direção oposta dos bancos públicos, Mantega disse que nos bancos privados houve redução do crédito e aumento do spread bancário. Ele afirmou que o resultado do Banco do Brasil ocorreu com um nível de inadimplência menor do que a média do sistema financeiro e dentro da responsabilidade. “É uma lição para os bancos privados. É bom que eles acordem, se não vão ter uma fatia menor do mercado”, destacou.

 

A estratégia adotada pelo Banco do Brasil pode de fato se mostrar correta, mas gostaria de fazer um comentário. O bom resultado do BB não falsifica a afirmação do Setubal de que a estratégia é “insustentável”. 


Olhando pelo retrovisor, hoje: alguem aí diria que os lucros extraordinários obtidos com o mercado de derivativos no estados unidos em 2005 eram sustentáveis? Subestimação de riscos e expansão do crédito a taxas reduzidas eram fatores que explicavam a bolha imobiliária. E também esta é a estratégia do BB. Pode sim ser o caso de que o bom resultado do banco no curto prazo não se mostre sustentável no longo prazo, e que a inadimplência do banco aumente.


Confesso que eu não apostaria nesta hipótese. Só escrevi o texto para implicar com a retórica do ministro Mantega, que “cometou uma falácia, um erro grave”.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: