Economia da esmola

Há poucos dias, recebi um e-mail que trazia uma estimativa do rendimento mensal de um mendigo (hat tip : Dany). Parece que essa estimativa chegou a circular bastante na internet, deixando muita gente surpresa (para não dizer outra coisa) com o possível rendimento do mendigo. 

A conta era a seguinte: 

  • Um semáforo fica vermelho em média 30 segundos a cada minuto.
  • Suponha que em cada parada, o pedinte consiga 10 centavos. Então em uma hora ele ganha (0,1 reais)*(60 minutos) = 6 reais / hora.  
  • Se o cara trabalhar 8 horas por dia e 25 dias por mês então ele ganha (6 reais/hora) * (8 horas) * (25 dias/mês) = 1200 reais/mês.

Interessante não?

Na minha opinião, este valor de 6 reais por hora está beeeeeem superestimado. Quando eu levei o trote na Matemática Computacional, tive que pedir dinheiro no sinal e consegui uns R$ 4,50 em uns 40-60 minutos (perdi a noção do tempo). Se eu fosse chutar alguma coisa, eu diria que este valor que eu consegui seria uma espécie de limite superior para o quanto os mendigos conseguem por hora. A mendicância é infelizmente um fenômeno banal: todo dia você vê (sem necessariamente notar) uma dezena de mendigos, mas não é todo dia que você vê um calouro, completamente sujo de tinta, pedindo dinheiro no sinal.

Sem cotar o fato de que dar esmolas é uma questão polêmica. Em que medida ela ajuda o mendigo a sobreviver, ou seja, é usada para comprar comida e não drogas? Em que medida ela dá incentivos para que o cara não tente arrumar alguma coisa melhor?

Só para finalizar, quero endossar a proposta do Marcos Castro. É comum ver uns meninos no sinal fazendo malabarismo para tentar te convencer a dar uma grana pra eles. Da próxima vez que algum pedir dinheiro a você desta maneira, pergunte “Me diga aí, quanto que é 3×5 ?”. Com um pouco de sorte, ao invés de aprender a fazer malabarismo com duas bolinas, eles aprendem um pouco de matemática. Com um pouco mais de sorte ainda, no futuro eles estarão respondendo a perguntas do tipo “Qual é o fatorial de 9?”.

Tags:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: