BRIC, crise e jornalismo econômico

Do G1: “Recuo do PIB brasileiro é o pior entre os BRICS, diz ONU”

Segundo a notícia, o Brasil apresentou queda de 3,6% no quarto trimestre, em relação ao terceiro, e se esta taxa for anaualizada a queda chega a 13,6%.  A China teria crescido 6,5% e a Índia 5,3%, anualizadado. O crescimento previsto para a Rússia seria de 2%.

Na verdade, a comparação foi bem estranha. Enquanto a queda de 3,6% no Brasil foi em realção ao terceiro trimestre, os dados da China e da Índia referem-se à comparação com o mesmo período do ano passado, como pode ser conferido aqui e aqui (y/y significa em relação ao mesmo período do ano anterior).

Se usarmos o mesmo padrão de comparação (y/y) para o Brasil, vemos que o resultado do país no quarto trimestre foi de 1,3%. De fato, menor do que o da China e da Índia, mas longe de ser aquela catástrofe. 

E a Rússia? O dado mais atualizado no Dismal Scientist é do terceiro trimestre de 2008, então resolvi ir lá no site oficial do Instituto de Estatística Russo. Não encontrei dados referentes ao PIB, mas o índice deles de  bens e serviços aponta queda de 2,7% no quarto trimestre (y/y). E este relatório do Markit diz que a PIB russo cresceu 1,1% no quarto trimestre. Ou seja, ao menos a Russia deve estar pior que o Brasil.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: