Monopólio privado para o comércio de drogas?

O Shikida pergunta se um monopólio privado da venda de drogas é melhor que um regime competitivo. Não sei, mas quero discutir uma outra questão relata. Um monopólio privado do comércio de drogas é viável?

Hoje temos que o comércio é proibido e não obstante ele existe, atráves do setor informal. Em que medida o fato do governo legalizar a venda, por meio de um monopólio, irá acabar com o mercado nedro de drogas? O poder de enforcement do governo de garantir este monopólio deve ser muito baixo, como nos mastra o fato de o comércio de drogas existir apesar da proibição.

Claro, o governo pode aumentar a repressão sobre a venda ilegal de drogas, reduzindo a oferta, levando a um aumento dos preços e a uma redução da quantidade consumida. Mas esta opção está disponível sem nem precisar considerar a existência de um monopólio privado.

Desta forma, aceitando a premissa de que menos drogas implica maior bem estar social, mesmo que um monopólio privado possa ser superior a um regime competitivo, não creio que ele seja superior à simples proibição.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: