Nossa Caixa e Banco do Brasil

Parece que de fato o BB vai comprar a Nossa Caixa. Posso até estar enganado, mas meu a venda da Nossa Caixa é interessante: primeiro porque tendo a não ver com bons olhos a existência de estatais em geral. Existam sim alguns bons argumentos que justificam a existência de algumas (incrivelmente estes bons argumentos são os menos ditos pelos defensores dos bancos), mas também temos que pensar que, mesmo que o estado POSSA melhorar a situação, não necessariamente ele IRÁ fazê-lo.

Além disso, existe um problema em se pensar uma política monetária descentralizada, pois a criação de moeda por um Estado dificulta o combate a inflação em toda federação. Este problema já foi em grande parte solucionado no Brasil, devido à transferência para a União de grande parte dos bancos estaduais, e devido à um melhor pacto federativo. De qualquer forma, acredito que menos um banco estadual é um avanço.

Agora, o ideal era que houvesse um leilão: bancos privados já manifestaram interesse. Acho que essa conversa do Serra de o BB pagar mais é desculpa: ele não quer mesmo é ser taxado acusado de privatizar o banco.

Tags: ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: