Porque livros são tão caros no Brasil?

Tyler Cowen comenta um pouco a respeito no seu blog Marginal Revolution.

Esta é uma questão muito relevante e de fato estranha. Lembro que o estranhamento me ocorreu quando cursava uma cadeira de Direito Constitucional, pois é vedada à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios instituir imposots sobre livros, jornais, periódicos e o papel destinado a sua impressão (CF art. 150, inciso Vi, alínia d).

Ou seja, uma explicação sempre plausível para preços altos no caso do Brasil desta vez não pode ser usada. Inclusive um dos leitores do MR comentou sobre essa possibilidade na seção de comentários.

Cowen argumentou que isso pode ser explicado pelo fato de que brasileiros em geral não lêem. Isso faz com que a demanda seja baixa e os preços altos. Bom, escrito assim o raciocínio fica muito estranho, já que, dada a curva de oferta, uma demanda maior tem o efeito de aumentar os preços.

Embora Cowen não tenha tornado o argumento mais claro, imagino que ele estava pensando na possibilidade da curva de oferta ser sensível à curva de demanda. Por exemplo, não há oferta comida chinesa em Pequeri porque a cidade tem 3 mil habitantes, de tal forma que a demanda deve ser muito baixa.

Mas não creio que isso possa explicar o preço de livros no Brasil, porque o país é tão grande que certamente o mercado tem escala suficiente, mesmo que os brasileiros leaim pouco em geral.

O que vocês pensam? Se há alguém aí, claro.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: